Language

Notícias
Notícia publicada a 18 Novembro, 2011
Sistema de Cobrança da Ascendi Group ganha prémio

Sistema de Cobrança da Ascendi Group ganha prémio

O sistema Multi Lane Free Flow (MLFF), desenvolvido pela Ascendi para a cobrança de portagens em regime exclusivamente eletrónico, sem quaisquer barreiras na via, recebeu o prémio Ouro da SAP Iberia, na categoria de Novas Aplicações de Negócio, prémio integrado no SAP Quality Awards 2011 para a Europa, Médio Oriente & África (EMEA).

O projecto inovador do sistema de cobrança de portagens Multi Lane Free Flow desenvolvido pela Ascendi, concessionária e operadora portuguesa de infraestruturas rodoviárias, está em operação nas Concessões da Costa de Prata, Grande Porto, Pinhal Interior, Beiras Litoral e Alta e Interior Norte. Este sistema é suportado por pontos de cobrança instalados em plena via e por um sistema de back-office que garante o tratamento das transações recolhidas na via pelos primeiros. Para este back-office foi desenvolvido o SAP Electronic Toll Collection (ETC) que tem como objetivo uma redução de custos operativos através da automatização de processos, redução da intervenção humana e melhoria de eficiência dos processos. No total são geridos 128 pontos de cobrança, o que confere a este sistema de cobrança de portagens o estatuto de sistema líder mundial no seu género (cobrança a todo o tipo de veículos, sob gestão privada).

A consolidação de diferentes modelos de negócio numa única solução de back-office, o desenvolvimento de um suporte necessário para um novo esquema de portagem de livre circulação em multívias e a criação de um novo segmento de mercado com novas oportunidades de negócio, especialmente no mercado internacional - o sistema pode ser replicado e ampliado a novas portagens concessionadas - são os benefícios esperados pela Ascendi com a implementação deste projeto.

A cobrança de portagens é efetuada sem qualquer impacto na circulação do tráfego na via evitando congestionamentos e paragens do tráfego. O sistema permite a cobrança através de vários canais (débito em conta, pré-pagamento, pós-pagamento, etc).

O projeto do sistema de cobrança de portagens Multi Lane Free Flow desenvolvido pela Ascendi já tinha sido galardoado em Portugal, em abril de 2011, com o Prémio CIO Awards, na categoria de Inovação, atribuído pela IDC, empresa líder mundial na área de "market intelligence".

Para mais informações sobre o sistema de cobrança MLFF clique aqui.

Para mais informações sobre este prémio clique aqui.