Language

Notícias
Notícia publicada a 18 Julho, 2013
Rodovias do Tiete Concretiza Emissão de Obrigações

Rodovias do Tiete Concretiza Emissão de Obrigações

A Concessionária Rodovias do Tiete (São Paulo – Brasil), detida em 50% pela Ascendi Group, concretizou no dia 5 de Julho uma emissão de obrigações (“debentures”) a 15 anos, no valor de aproximadamente 1,1 mil milhões de reais (≈500m USD). Estas obrigações beneficiam de isenção fiscal no âmbito do incentivo do governo brasileiro ao investimento em infra-estruturas.

A operação contou com esforço de colocação no público em geral e em investidores internacionais, e contou ainda com a liderança e assessoria do Banco BTG Pactual e com a coordenação do Banco Espírito Santo, Banco ABC Brasil, Banco J.Safra e Banco Morgan Stanley.

Esta emissão possui diversas características notáveis que a distinguem das demais efectuadas até à data no mercado Brasileiro. De facto, tratou-se da primeira emissão de dívida, naquele mercado, de acordo com o modelo internacional de project finance, o que levou a operação a ter rating superior ao da Empresa, fruto da robustez e segurança dos fluxos operacionais e do pacote de garantias oferecido aos investidores.

A Moody’s deu a notação de Ba2/Aa2.br com perspectiva estável, à emissão das obrigações, sendo um notch acima do rating da Empresa.

Esta operação foi a primeira emissão na área das infra-estruturas rodoviárias a atingir um prazo de 15 anos, o que representa um aumento de 3 anos face à maturidade máxima alcançada pelas anteriores operações de mercado.

Não obstante a sua colocação no mercado financeiro no meio de um momento muito volátil, a operação foi integralmente subscrita.